Alimentação Saudável na Floresta

Sabemos que uma alimentação balanceada é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Por isso, antes mesmo de abrir as portas da Floresta, estabelecemos uma parceria com a EAN Infantil para cuidar da nossa alimentação.

Quando oferecemos às crianças uma dieta rica em nutrientes, estamos impactando diretamente sua disposição, capacidade de concentração e, consequentemente, seu processo de aprendizagem. Por isso, nosso cardápio é desenvolvido mensalmente por uma nutricionista experiente em alimentação escolar.

Crianças fazendo massa de pão para uma recita natalina

Explorando sabores, texturas e alimentos

Alimentação começa antes da mesa posta.

Sempre que podemos, inserimos na rotina das crianças experiências de culinária, seja com a equipe pedagógica, seja com a nossa nutricionista. Essas aulas variam em formato: às vezes são contações de histórias, outras vezes colocamos a mão na massa e também fazemos rodas de conversa para entender quais alimentos as crianças gostam e quais estão dispostas a experimentar. Dessa forma, construímos uma rotina alimentar que beneficia a saúde dos nossos pequenos.

A relação das crianças com o Açúcar

Seguindo as orientações da Secretaria Brasileira de Pediatria, não utilizamos açúcar no preparo dos alimentos até que as crianças completem 2 anos. Isso ajuda a evitar que desenvolvam um gosto excessivo por doces e problemas de saúde relacionados ao consumo de açúcar.

Depois dos 2 anos, o açúcar é usado somente quando é realmente necessário, como na fermentação de pães – e a ideia aqui não é fazer pães doces!
Nossa meta é focar em alternativas que não elevem os níveis de açúcar no sangue das crianças. Assim, ajudamos a criar hábitos alimentares saudáveis desde cedo.

Quando precisamos preparar algo mais adocicado, como bolos, usamos mel ao invés de açúcar. O mel é uma opção mais natural e menos processada, que adoça sem causar grandes picos de açúcar no sangue. Ainda sim, usamos o mel com moderação para manter o foco na saúde e bem-estar das crianças, promovendo uma alimentação equilibrada e saudável.

Criança comendo uma fruta, melancia

A Floresta respeita
a sua decisão!

Entendemos que cada família tem suas próprias preferências e necessidades alimentares. Por isso, respeitamos opções e restrições alimentares, como dietas vegetarianas, veganas ou com restrição láctea, por exemplo, e também os métodos escolhidos para a introdução alimentar, seja BLW, tradicional ou qualquer outro.

Quando adaptamos nossa abordagem para alinhar com as escolhas das famílias, garantimos que cada criança sinta que suas necessidades e preferências são respeitadas.

Nosso objetivo é criar uma conexão entre o ambiente familiar e a escola, fazendo com que a criança se sinta acolhida e feliz com sua alimentação.