A Floresta do Bem-te-vi se insere na vida das crianças e das famílias por ser o primeiro espaço “fora” do ninho-família que a maioria das crianças tem contato e é este lugar que deve proporcionar segurança, aprendizado e vivências que possibilitem a cada criança seu pleno desenvolvimento.
Para que a Floresta seja esse lugar, nos inspiramos na abordagem de Emmi Pikler para criar um ambiente seguro, acolhedor e desafiador para as crianças. Oferecemos espaço, conforto e diversidade, com uma equipe de educadoras qualificadas que sabem observar, escutar e dialogar com as crianças. Trabalhamos em parceria com as famílias, o que é essencial para o desenvolvimento das crianças e para que elas criem vínculos com o novo espaço e as novas pessoas.
Reconhecemos que os bebês são sujeitos ativos do seu próprio desenvolvimento. Valorizamos o movimento livre, permitindo que as crianças se movimentem à vontade para desenvolver suas habilidades motoras de forma natural. Respeitamos o tempo de cada criança, garantindo que possam evoluir sem pressões. Também priorizamos o cuidado afetivo, criando conexões emocionais fortes e positivas, e incentivamos o brincar livre, que ajuda as crianças a expressarem suas emoções e a desenvolverem sua criatividade.
Adotando esses princípios, criamos um ambiente onde as crianças se sentem valorizadas, seguras e livres para explorar, promovendo um desenvolvimento saudável e harmonioso.
A abordagem de Emmi Pikler, desenvolvida pela pediatra húngara, foca no respeito ao ritmo individual de cada criança e na importância do movimento livre. Pikler acreditava que os bebês são capazes de se desenvolverem de forma autônoma quando colocados em um ambiente seguro e estimulante. Dessa forma, os bebês são incentivados a explorar e descobrir o mundo ao seu redor no seu próprio ritmo, sem a intervenção constante dos adultos.
Aqui na Floresta, nos inspiramos na abordagem Reggio Emilia, que entende que as crianças são sujeitos ativos, curiosos e criativos, capazes de expressar suas ideias e sentimentos por meio de diversas linguagens, como o desenho, a pintura, a música, o teatro e a escrita.
Por isso, nosso espaço é acolhedor, organizado, estético e funcional, proporcionando bem-estar, autonomia e interação entre as crianças. Cada elemento do ambiente é cuidadosamente pensado para estimular a curiosidade e a aprendizagem, permitindo que as crianças explorem e descubram o mundo ao seu redor de maneira segura e significativa.
Priorizamos a expressão individual de cada criança, oferecendo diversas formas de comunicação e criação, e respeitando seu ritmo e suas particularidades. Dessa forma, promovemos uma educação infantil rica e transformadora, preparando as crianças para serem cidadãos ativos, conscientes e felizes.
A abordagem Reggio Emilia destaca que as crianças são ativas no próprio aprendizado, valorizando criatividade, expressão e diálogo. Promove um ambiente colaborativo onde crianças exploram e descobrem o mundo por meio de projetos e atividades práticas. Educadores atuam como facilitadores e coaprendizes, incentivando o pensamento crítico e a expressão individual. O ambiente é cuidadosamente preparado para refletir o respeito ao processo de aprendizagem infantil.